Após 21 anos de serviço, a Microsoft anunciou o encerramento do Skype, um dos pioneiros em chamadas de vídeo e áudio pela internet. Consequentemente, essa decisão marca o fim de uma era, visto que a empresa está redirecionando seus usuários para o Microsoft Teams.
Por que o Skype está sendo descontinuado?
Lançado em agosto de 2003, o Skype rapidamente se popularizou por oferecer comunicação acessível, impactando a telefonia fixa. A Microsoft adquiriu a plataforma em 2011, quando esta contava com 150 milhões de usuários. No entanto, em 2020, esse número havia caído para cerca de 23 milhões.
A princípio, a Microsoft justifica essa decisão pela priorização do Microsoft Teams, o qual, por sua vez, oferece uma melhor integração com o Microsoft 365. Dessa forma, a empresa busca unificar suas ferramentas de comunicação, concentrando esforços em uma única plataforma.
Migração para o Teams: O que você precisa saber
A descontinuação do Skype ocorreu em 6 de maio de 2025. A Microsoft garante que os usuários podem migrar para o Teams utilizando suas credenciais existentes. Contatos e conversas serão transferidos automaticamente.
Para quem prefere não migrar, a Microsoft permitiu o download do histórico de chamadas, conversas e listas de contatos até o dia 5 de maio. No entanto, créditos de chamada existentes ainda podem ser utilizados, mas números de telefone associados ao Skype não poderão ser mantidos.
Reações dos usuários: Entre a nostalgia e a aceitação
As reações dos usuários à descontinuação do Skype são diversas. Muitos expressam nostalgia pela plataforma, lembrando dos tempos em que o Skype era a principal ferramenta de comunicação online. Alguns criticam a interface do Teams, considerando-a menos amigável que o design mais casual do Skype.
Por outro lado, muitos usuários compreendem a decisão da Microsoft, considerando a maior integração do Teams com o Microsoft 365. Acreditam que a transição é lógica, dada a crescente utilização do Teams no ambiente corporativo e educacional.
Skype: https://www.skype.com/pt-br/
Aproveita e dá uma olhada nas últimas Notícias, tem muita dica boa pra proteger seu projeto.